English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cuidado com a Jaula

Esta semana, a propósito do jogo Benfica vs Sporting, a comunicação social tem dado amplo destaque à apelidada "jaula" que mais não é do que uma rede de segurança.
Não quero estar a colocar em causa a necessidade dessa rede e da sua existência. Quero antes dar ênfase ao conceito de "jaula" utilizado pelos meios de comunicação social (por exemplo, no site relvado; ou no jornal Record) para uma simples rede de segurança.
Isto porque, o conceito propriamente dito tem uma conotação algo negativa e poderá desencadear acções nefastas por parte dos adeptos de ambos os clubes, de acordo com o desenrolar ou resultado final da partida de futebol. 
Tomemos como exemplo o seguinte cenário, partindo do princípio que ao Benfica apenas a sua vitória será considerada um resultado positivo para as hostes encarnadas:
  • Situação 1: o Benfica vence a partida e os seus adeptos, ou parte deles, achincalham os adeptos do Sporting por se encontrarem numa "jaula". Consequências? Desagrado das hostes sportinguistas e possíveis desacatos no exterior.  
  • Situação 2: o Sporting empata ou vence e os seus adeptos (ou parte deles), revoltados por terem sido colocados na tal "jaula" e sentirem-se feridos no seu orgulho, provocam os adeptos do Benfica. Consequências? Possíveis desacatos no exterior do estádio.
Por estes motivos, quero insurgir-me contra quem apelidou uma rede de segurança de "jaula", pois, com o objectivo de quererem vender o seu produto, a comunicação social poderá ser responsável por situações de desordem pública.
Depois, os média que não venham dizer que só os dirigentes é que são responsáveis pelo que se passa no futebol, apontando-os como bode expiatório, e lavando as mãos pelas consequências dos seus actos (uso do conceito "jaula" para tentar vender o seu produto).
É um aviso que faço.
Nem todos os meios justificam os fins...

Sem comentários: