English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Liga de Futebol Escocesa

Enquanto os principais campeonatos europeus de futebol não principiam, vou vendo jogos de ligas teoricamente mais fracas. Nestas ligas incluo os campeonatos da Polónia, Roménia, Escócia, Dinamarca e Hungria.
Das que enumerei, vou debruçar-me sobre a liga escocesa, pois ao que parece foi no Reino Unido que o futebol teve a sua génese.
Se no que concerne à qualidade do futebol, a liga inglesa está num patamar bem acima das restantes ligas britânicas (fruto também do poderio económico aí existente), todas os outros campeonatos deixam muito a desejar.
Já assisti a 4 jogos de futebol da liga escocesa e, sinceramente, reparei bastante na fraqueza dos espectáculos oferecidos, amplamente "abafados" pela paixão dos adeptos que vão dando colorido ao futebol cinzento que por ali se vai vendo. 
De facto, um simples pontapé para a frente (Kick and Rush como dizem os britânicos) é digno de receber aplausos da plateia que vibra com a agressividade dos atletas que correm muito pela posse da bola, mas que pensam pouco quando a têm nos seus pés.
Realmente, que adianta correr tanto (ninguém corre mais que eles) em busca da bola se depois não sabem o que fazer com ela? Daí o "Kick and Rush" and God help us...
A única coisa que o futebol escocês tem para nos oferecer é a garantia que vão correr muito e lutar até ao fim, pois quanto à qualidade técnica e inteligência dos movimentos, pouco ou nada têm a nos ensinar. 
O futebol deve ter paixão, mas sempre com a dose certa e não de forma exacerbada como os escoceses (e galeses e irlandeses) evidenciam. Isso não chega para ganhar. E de facto, nada têm ganho com isso.
Enquanto forem conservadores na sua forma de jogar, dificilmente podem aspirar a algo mais que uns aplausos de bravura pelos seus pontapés para a frente e pelas suas correrias loucas.
Em certa medida, compreendo o seu estilo conservador, pois isso diz respeito a uma identidade própria.
Mas a verdade é que se assim continuarem a jogar, lá vão continuar no seu cantinho sem que os clubes portugueses ou holandeses, por exemplo, tenham receio de jogar contra as equipas escocesas. 
Chamamos-lhe um "figo" a essas equipas...

Sem comentários: