English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um Belo Jardim em Braga

Por vezes, a justiça tarda, mas chega...

Há uns meses atrás, em meados de Maio do ano transacto, o Sp. Braga estava prestes a culminar uma temporada fantástica, digna de registo na história do futebol português. Tinha atingido, pela primeira vez, a fase de grupos da Liga dos Campeões (após eliminar Celtic e Sevilha nas pré-eliminatórias) e tinha atingido a final da Liga Europa, tendo-a perdido para o F.C.Porto.
Domingos Paciência, técnico na altura, era um autêntico Deus para os adeptos bracarenses.
Como tudo o que é bom acaba rápido, o treinador do Braga saiu do clube e ingressou no Sporting para desgosto de muitos adeptos do referido clube minhoto.
Domingos saiu e entrou Leonardo Jardim que era um treinador ainda muito pouco conhecido e que, como atleta, não tinha conseguido nada digno de registo, ao contrário de Domingos Paciência.
Caiu o Carmo e a Trindade entre os adeptos do Braga. 
Leonardo Jardim, antes de começar a trabalhar e mostrar serviço, era já o patinho feio entre os adeptos.
O campeonato começou e a exigência nas bancadas aumentou, originando focos de contestação ao técnico.
Mas, como a verdade vem sempre à tona, Leonardo jardim, mostrando forte personalidade, não cedeu e acreditou no seu trabalho.
O resultado está à vista: 3º lugar no campeonato; quase nas meias-finais da Taça da Liga; e a esperança de fazer nova campanha fantástica na Liga Europa. Só se perdeu no caminho para o Jamor, embora tenha sido eliminado pelo Sporting. Para além disso, a equipa pratica um bom futebol, com excelente performance em termos tácticos e uma estrutura sólida que sabe o que pretende. 
A vitória no terreno do Marítimo, que tem vindo a fazer uma óptima campanha, foi o exemplo concreto do que atrás destaquei. E diga-se, em abono da verdade, que não é nada fácil vencer na Madeira, muito menos com a qualidade que o Braga ontem demonstrou.
Acredito que este Braga forte está para durar, sendo um belo exemplo da qualidade dos seus profissionais (direcção incluída).
E Leonardo Jardim tem demonstrado que é possível chegar ao topo vindo de escalões mais baixos, desde que seja sempre fiel aos seus princípios enquanto treinador de futebol e enquanto cidadão. Muitos conseguem cedo atingir o topo sem terem quase nada feito para isso, mas sim apenas porque têm nome no futebol. Apenas poucos obtêm sucesso.  
Jardim mostrou o contrário. 
Em Braga vive um belo jardim que irradia harmonia e alegria por quem lá passa...

 

Sem comentários: