English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Século XXI: Futebol de Massas

Ontem, enquanto esperava por irmos a um restaurante para comemorar o aniversário da minha cunhada, ia vendo pelo teletexto da RTP os resultados da pré-eliminatória da Liga dos Campeões (em casa dela não têm SportTV e, por isso, não pude ver o jogo do Benfica). 
Enquanto visualizava os resultados desses jogos de futebol, chegou o sobrinho mais velho (8 anos) da minha cunhada que também gosta muito de futebol. Para espanto dele, perguntava-me quem era o Odense (Dinamarca) e o Malmoe (Suécia), pois nunca tinha ouvido falar nessas equipas. Obviamente, eu expliquei-lhe quem eram e de onde eram.
Isto faz-me pensar que quando tinha a idade dele e os meus contactos com o futebol resumiam-se à rádio e, ocasionalmente, pela televisão, eu já tinha uma ideia destas e outras equipas de futebol de países menos conhecidos no mundo futebolístico. Até fazia campeonatos internacionais entre equipas como o Barcelona e Manchester United, mas também incluía um CSKA Sofia ou um Lech Poznan.
Ou seja, sem querer tirar mérito aso poderosos do futebol, também não excluía os clubes menos poderosos. 
Todos eles me eram familiares.
Hoje em dia, isso já não acontece...
Na generalidade, estes miúdos de agora apenas conhecem os "Barcelonas", os "Reais Madrids"; "os Chelseas", etc. Sabem lá quem é o Brondby, o Gotemburgo ou o Honved de Budapeste, por exemplo.
É por isso que era, sou e continuarei a ser anti-cultura de massas...
Não nego a força dos clubes mais poderosos, mas também não me esqueço dos clubes mais pequenos...
A força do futebol está (ou deveria estar) na sua diversidade e não na sua homogeneidade...
Se quero ver futebol na SportTV, sou obrigado a "levar" sempre com jogos do Real Madrid, do Barcelona, do Manchester United ou do Chelsea, mesmo que estes clubes façam jogos a "feijões" com o Carrilheira da Serra ou o Monte Mountain...
Isto numa altura em que se jogam vários jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa e em que eu preferia ver um Gaz Metan vs Mainz ou um Varteks vs Dínamo de Bucareste. Mas sei que não é possível porque estes jogos  não dão audiência...
Por outro lado, o facto da Sport Tv não transmitir estes jogos que referi nem o Hacken vs Nacional, leva-me a continuar a não estar minimamente interessado em ter este canal de desporto que apenas divulga a cultura de massas...
Século XXI * Cultura de Massas = Inércia Cerebral (fórmula actual do controlo populacional).
Esta fórmula não se aplica apenas ao futebol, mas sim à generalidade de conteúdos... 

Sem comentários: