English Espanhol François Deutch Italiano Japanese Russian Neederland Greek

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Experiência Internacional

Na semana passada, no rescaldo do jogo Zurique vs Sporting para a Liga Europa, o treinador de futebol da equipa suíça, disse que estava orgulhoso do desempenho dos seus atletas e que o jogo que haviam realizado frente aos leões do Sporting tinha servido para a equipa adquirir experiência internacional.
É evidente que quantos mais jogos internacionais realizarem frente a equipas mais fortes, os jogadores das equipas mais fracas adquirem outro tipo de experiências.
Mas o que ganha, em termos desportivos, o clube de futebol?
Provavelmente, só tem a perder. Isto porque clubes de futebol com projecção menor, nunca poderão adquirir mais experiência e competir verdadeiramente com os melhores, porque todos os anos perdem os melhores jogadores para clubes de dimensão superior.
Isto acontece, porque esses clubes pertencem a países fortes economicamente, mas onde não existe um grande interesse pelo futebol ou, então, pertencem a países fracos economicamente e onde não existe possibilidade de desenvolvimento da modalidade desportiva por falta de recursos financeiros.
Sendo assim, só lhes resta vender jogadores para equilibrarem as suas finanças.
Desse modo, que interessa afirmar que ganharam experiência internacional, se para a próxima época irão dizer o mesmo e continuarão a ser eliminados precocemente das competições?
Parece-me que este tipo de afirmações já se tornou um cliché que serve para atenuar qualquer derrota...
Este tipo de afirmações tornou-se uma espécie de vitória moral...   

Sem comentários: